sexta-feira, novembro 18, 2005

A crítica democrática

.
Acabo de postar notícia sobre recente julgamento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que inspira liberdade à cidadania e, em muito, consolida a democracia brasileira.
.
É confortante que a Justiça brasileira não se oponha ao direito democrático da crítica, resultado da indignação de toda uma nação. É fundamental que se possa falar, escrever e até gritar livremente contra a corrupção no Brasil, que está longe de ser um fato isolado e que não fiquem blindadas à opinião pública quaisquer autoridades que mal procederem, mesmo que sejam do Poder Judiciário.
.
Se todos somos iguais perante a lei e se esta existe igualmente para todos, é justo que o povo indigne-se sempre que tais assertivas não se fizerem presentes.
.
Frise-se, ainda, que nenhum homem público, que possui competências e obrigações para a sociedade brasileira e que pelo erário é pago, deveria se sentir ofendido pela crítica democrática, que for realizada contra as suas escolhas no exercício de cargo e ofício públicos.
.
Deve fazer parte da vida do homem público, a ética, a transparência e a tolerância à indignação popular.
.
Aliás, em uma democracia de verdade, espera-se que os cidadãos critiquem, pois a crítica é essencial ao progresso de qualquer nação. Lembremo-nos da célebre frase: "Prefira as críticas que te corrigem, aos elogios que te corrompem".