quinta-feira, setembro 22, 2005

Uma verdade cidadã

.
Excelente o artigo do Deputado Federal Ricardo Izar publicado hoje 22/09, na coluna Tendências/Debates da Folha de São Paulo.
O artigo é intitulado "O Conselho de Ética e a impunidade " e merece elogios.
..
Alguns de seus trechos:
.
... Se cassarmos dezenas de deputados, o que, se for o caso, é um imperativo moral e um compromisso deste conselho, o problema não vai se resolver. A corrupção mesma, substantiva, em toda a sua expressão, amplitude e implicações, grassa de fato é no Poder Executivo, no governo federal, nos governos dos Estados e dos municípios, em seus órgãos da administração direta, nas suas estatais, autarquias, sociedades de economia mista. É a chamada corrupção sistêmica, estrutural, que asfixia a sociedade brasileira desde que o Brasil foi descoberto.
.
... Portanto devemos focar a nossa atenção é nas empresas que recolhem lixo nos municípios, nas concessionárias de serviços públicos da União, Estados e municípios, nas grandes empreiteiras de obras públicas, nos fundos de pensão, nos bancos oficiais, nos hospitais públicos, nos contratos de publicidade, nos órgãos públicos com muito dinheiro em seus orçamentos como o INSS e os ministérios dos Transportes e da Saúde -o rol é imenso... São milhares e milhares de fontes potenciais para extorquir o dinheiro público. Essas fontes vêm sendo exploradas com maestria complacente, entra e sai ano, entra e sai governo, desde sempre, faz parte de nossa cultura ancestral.
.
... Há que se repensar o Brasil.